Aplicativo do Carnaval do Recife vai facilitar a vida do folião reunindo programação e serviços - Recife Olinda

Estamos lançando uma sessão com a programação dos teatros.

Receba nossas informações

domingo, 28 de janeiro de 2018

Aplicativo do Carnaval do Recife vai facilitar a vida do folião reunindo programação e serviços

O app foi lançado, nesta sexta-feira (26), junto com serviços digitais que incluem parcerias com outros aplicativos e os pontos do Conecta Recife (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Repleto de novidades que vão facilitar a vida do folião, o aplicativo do Carnaval do Recife 2018 já está disponível para ser baixado pela App Store e Google Play. O app foi lançado, junto com os serviços digitais da festa de Momo, em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (26), pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. Pela primeira vez, o programa reúne toda a programação oficial da festa, eventos particulares e uma série de serviços. Na ocasião, também foram apresentados o hotsite e as redes sociais oficiais, as parcerias com CittaMobi e Spotify e os pontos de internet gratuita do Conecta Recife.

"O aplicativo tem vária novidades este ano: a programação, outros eventos, serviços, meios de hospedagem, atrativos turísticos, serviços de emergência. Tudo isso está numa plataforma de fácil manuseio e que vai ajudar bastante o recifense e turista. Através do app, os foliões podem fazer sua programação de carnaval e, a partir de hoje, já estão disponíveis todas as opções eventos da prefeitura e particulares, como as troças e grupos que saem nas ruas da cidade", afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça, lembrando que a plataforma contempla versão inglês e português. 

Em sua apresentação, a secretária explicou que, ao entrar aplicativo, o usuário tem quatro opções no menu: Programação; Selfie do carnaval; Serviços; e Mapa. É na área de programação, que estão aos detalhes da festa promovida pela município nos polos centralizados e descentralizados. Ali, também estão as informações sobre as prévias carnavalescas, a exemplo dos acertos de marchas dos blocos líricos, encontros de maracatus, concurso de porta-estandarte e passistas, entre outros.

"Todo a programação oficial pode ser pesquisada por data, polo e atrações. Assim que o programa carrega, ela já traz uma visão completa. Então, o folião pode saber onde determinado artista vai se apresentar, ou descobrir quais são os shows em um polo especifico", comentou o presidente da FCCR, Diego Rocha. Essas informações serão constantemente atualizadas pela Fundação de Cultura, mas o aplicativo funcionará mesmo que o smartphone não esteja conectado.

O usuário ainda vai contar com a função “agenda” para montar uma grade de atividades personalizada, com as atrações escolhidas para acompanhar, organizadas por data, horário e local. Já as festas que não são realizadas pelo município, mas que compõem a festa popular estão dentro da área “Outros eventos”, na aba de “Serviço”. Esses eventos serão agregados na plataforma pelos próprios organizadores ou participantes, de forma colaborativa. "Para os produtores culturais agregarem suas festas, basta entrar em nosso hotsite do carnaval (carnavalrecife.com), preencher a planilha padrão com o nome do evento, local e horário. A gente faz uma checagem e ajuda na divulgação", detalhou Ana Paula.

Além do link “Outros eventos”, o usuário ainda encontrará na área de Serviço as seguintes opções: Hospedagem (lista com hotéis, pousadas, etc); Alimentação (lista de bares e restaurantes); Telefones Úteis (Achados e Perdidos, Aeroporto, etc); Passeios (roteiros turísticos e diversos atrativos da cidade); Postos de saúde (lista de hospitais, Upinhas de plantão, e pontos de apoio do Samu em funcionamento durante o Carnaval); Centro de Atendimento ao Turistas (relação dos equipamentos com endereço, horário e contato); e Pontos do Conecta Recife.

Selfie e mapas – O aplicativo disponibiliza cinco molduras diferentes para os foliões registrarem suas selfies temáticas durante a festa. Os temas seguem a linha da decoração do Carnaval do Recife, que este ano mostra o brilho do ‘verdadeiro Carnaval de rua do Brasil, através do cartum. Entre os personagens que compõem as molduras estão: o Rei Momo, Caboclo de Lança, Maracatu e os homenageados do Carnaval 2018, Jota Michiles e Nena Queiroga.

Já na área de “Mapa”, o usuário tem acesso à geolocalização dos serviços disponíveis no app, como endereço dos polos, postos de saúde, passeios, locais de hospedagem, restaurantes e os pontos do Conecta Recife. Tudo é indicado através do uso de filtros e vai mostrar a opção mais próxima do usuário.

Hotsite – Para quem quer acompanhar a folia através da internet, a Prefeitura do Recife coloca no ar um hotsite exclusivo da Festa de Momo: carnavalrecife.com. Lá, o internauta encontra a cobertura completa da festa, com vídeos, matérias e muitas fotos. A página eletrônica conta ainda com um recurso para acessibilidade de surdos: o Hand Talk. Ele faz traduções automáticas para Língua Brasileira de Sinais através de um intérprete virtual. Além disso, o site traz a programação dos shows e apresentações culturais em todos os polos da cidade. Ainda há informações sobre a história da festa, o Frevo, homenageados, decoração, concursos, baile municipal, manifestações culturais e artísticas. O Carnaval do Recife estará no Facebook, Twitter (twitter.com/carnavalrecife); e Instagram.

CittaMobi - Neste Carnaval, os foliões que utilizarem o aplicativo Cittamobi vão ter acesso às informações sobre os polos, localização e até programação da festa. Durante a festa, quando simular o seu trajeto de ônibus, o aplicativo mostrará os polos que estão no caminho e as atrações do dia.

Spotify - A Prefeitura do Recife terá novamente um perfil oficial na plataforma de streaming de música Spotify. Ete ano, a seleção musical está de volta com o repertório dos artistas homenageados deste ano, Nena Queiroga e Jota Michiles, e os demais que fazem parte da grade dos polos. Também estão disponíveis playlists preparadas pela equipe da Rádio Frei Caneca com alguns dos mais tradicionais frevos e sucessos que vão compor a grade carnavalesca. No total, são seis listas que, juntas, somam mais de 130 músicas. Além de uma listagem geral que mescla artistas constantes da grade que atende pelo nome de #RecifeCarnavalDeRua, as outras cinco listas são temáticas de acordo com a programação do dia.

Conecta Recife - O Conecta Recife é um programa inovador que vem espalhando pontos de WIFI pela cidade, abrindo a cidade para o acesso gratuito à internet. Hoje, já são 138 pontos espalhados por praças, parques, equipamentos públicos e nos mais diversos bairros da capital pernambucana. No carnaval, o Conecta está presente nos principais polos da folia: Marco Zero, Praça do Arsenal, Avenida Rio Branco entre outros. Os polos descentralizados também contam com cobertura como a Lagoa do Araçá. Para ter acesso ao serviço, basta buscar o sinal nomeado "Conecta Recife" e solicitar a conexão. Não é necessário fazer cadastro. Todos os pontos estão disponíveis no site da Prefeitura do Recife e do carnaval do Recife.
Baixe já o aplicativo do Carnaval Recife 2018:

Nenhum comentário:

Postar um comentário