Bacanal do Bandeira desfila pela ruas do Recife - RecifeOlinda.com

RECIFEOLINDAONLINE@GMAIL.COM

Estamos lançando uma sessão com a programação dos teatros.

CONFIRA AS NOTÍCIAS

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Bacanal do Bandeira desfila pela ruas do Recife

Os blocos "Carnaval Poeta", "Eu Vou Também" e "Bancantes da Poesia" integram-se ao Bacanal, agendado para sair na próxima sexta-feira (2), às 17h

A agremiação vai desfilar pelas ruas da União, Saudade e Aurora. (Jan Ribeiro/Cultura.PE)

Sexta-feira (2) é dia do Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerido pela Fundarpe/Secult-PE, colocar sua Troça Carnavalesca Mista Bacanal do Bandeira na rua e espalhar poesia e lirismo pelo centro do Recife. Criado há sete anos, a agremiação foi inspirada no livro Carnaval, do poeta Manuel Bandeira, lançado em 1919, que marcou uma espécie de libertação do artista em relação à herança parnasiano-simbolista e consolidou o nome de Bandeira entre os grandes expoentes do Modernismo. A concentração acontecerá às 17h, em  frente ao Pasárgada.

Neste ano, os blocos Carnaval Poeta, Eu vou Também e o grupo Bancantes da Poesia vão se integrar à programação do Bacanal do Bandeira e, ao som da Orquestra O Frevo É, desfilarão pelas ruas da União, Saudade e Aurora, todas elas evocadas pelo modernista no poema Evocação do Recife. Além disso, a partir da terça-feira (30), o Espaço Pasárgada oferecerá uma oficina de Palhaçaria Poética, com a arte-educadora Luíza Fontes (palhaça Gardênia). A atividade é voltada para os amantes da poesia e da palhaçaria, a partir dos 16 anos, e buscará apresentar aos participantes a poética e a estética da palhaçaria. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até segunda-feira (29) pelo telefone: (81) 3184-3165 ou e-mail pasargada.fundarpe@gmail.com.

“Ao longo desses sete anos, o Bacanal do Bandeira tem se dedicado à formação dos nossos brincantes. Não somos apenas um bloco de Carnaval. Paralelamente ao nosso desfile, oferecemos ao público, de forma gratuita e democrática, a oportunidade de entrar em contato com a obra de Manuel Bandeira, exercitando diferentes formas de expressões artísticas. Já tivemos oficina de confecção de adereços carnavalescos, customização de fantasias, teatro, declamação e, óbvio, de poesia, que é o nosso carro-forte”, conta Marília Mendes, gestora do Espaço Pasárgada.

Ao final, os participantes da oficina, que vai de terça (30) a sexta-feira (2), irão compor o cordão poético-teatral da Troça Carnavalesca Mista Bacanal do Bandeira, com declamação e interpretação de cenas curtas, durante seu já tradicional desfile na sexta-feira da semana pré-carnavalesca.

Serviço
Bloco Bacanal do Bandeira
Quando: sexta-feira (2), às 17h
Onde: Espaço Pasárgada (R. da União, 263 – Boa Vista, Recife – PE)
Acesso gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário