Pesquisa

CONFIRA AS NOTÍCIAS

Cinema da Fundação apresenta filmes produzidos por documentaristas pernambucanas

by - abril 03, 2018


Começa nesta terça (03), no Cinema da Fundação/Derby, exibições especiais de filmes produzidos por documentaristas pernambucanas! Às 17h50, JMB - O Famigerado abre a programação, que segue na quarta (04), com Rio Doce/CDU (15h40), A Mesa Vermelha (17h20) e Câmara de Espelhos (19h). E para finalizar, teremos uma mesa de debate sobre a atuação da mulher na realização de filmes no estado, com presença das diretoras Adelina pontual e Luci Alcântara, e das representantes do MAPE (Mulheres no Audiovisual de Pernambuco)a jornalista Carol Almeida, e as cineastas Déa Ferraz e Juliana Lima. Mediação de Maria do Carmo Nino, professora da UFPE.

MARIA DO CARMO NINO é pesquisadora em artes visuais, artista plástica e professora da Universidade Federal de Pernambuco. É doutora em Artes pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), com ênfase em cinema, arte contemporânea, fotografia, história da arte, crítica de arte e literatura.

Sinopses:

JMB - O FAMIGERADO (2011)
Documentário. De Luci Alcântara. Ensaio biográfico sobre o poeta, professor e agitador cultural pernambucano Jomard Muniz de Brito. Mostra sua trajetória também como um dos principais cineastas do Ciclo do Super 8, nas décadas de 70 e 80, além do complicado relacionamento com a cineasta Luci Alcãntara, diretora do documentário.
105 min | Livre 

RIO DOCE/CDU (Brasil, 2013)
Documentário. De Adelina Pontual. Uma viagem pelos subúrbios de Olinda e Recife seguindo o itinerário do ônibus Rio Doce/CDU. A linha cruza parte das duas cidades pernambucanas, cortando antigos bairros, revelando uma diversidade de paisagens urbanas e de pessoas que ali trabalham, ou apenas se deslocam de um ponto a outro. No vai e vem das ruas, o ônibus segue seu percurso.
72 min | Livre

A MESA VERMELHA (2013)
Documentário. De Tuca Siqueira. O documentário tem a participação de 23 ex-presos políticos que foram detidos entre 1969, com a promulgação do AI 5, e 1979, com o advento da Lei da Anistia. Eles debatem ao redor de uma mesa vermelha sobre temas relacionados ao período da Ditadura Militar.
80 min | 10 anos

CÂMARA DE ESPELHOS (2016)
Documentário. De Déa Ferraz. Através de entrevistas realizadas com vários homens que moram na Região Metropolitana de Recife, o filme faz um retrato sobre o universo masculino. Além disso, mostra como eles enxergam o papel das mulheres na sociedade, tradicionalmente patriarcal e machista.
76 min | 14 anos

You May Also Like

0 comentários

Boi & Brasa

About Me