Católicos lançam Pastoral Ambiental no Grande Recife inspirados no papa Francisco - RecifeOlinda.com

RECIFEOLINDAONLINE@GMAIL.COM

Estamos lançando uma sessão com a programação dos teatros.

CONFIRA AS NOTÍCIAS

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Católicos lançam Pastoral Ambiental no Grande Recife inspirados no papa Francisco

Nova pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife surge em um contexto  de crescente problemática ambiental e necessária reação da sociedade 



Nesta quinta-feira (24), inspirado nas palavras do Papa Francisco escritas na encíclica Laudato Si (Louvado Seja), documento dirigido em 2015 aos bispos de todo o mundo e aos fies da Igreja Católica, sendo a primeira de sua história com o enfoque ecológico, um grupo de fies no Grande Recife decidiram, com o aval da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz, oficializar para a sociedade a mais nova pastoral social da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR). A cerimônia de apresentação da Pastoral Ambiental (PA) será realizada ás 19h na Universidade Católica de PE, com apoio do Instituto Humanitas, no auditório Dom Helder Câmara, 1ª andar do bloco A. Lá, membros da Academia, Governo Estadual, Movimento Popular, Igreja Católica e de outras religiões participarão de uma mesa de abertura, destacando as suas ações sobre questões ambientais e o surgimento da nova pastoral.

"Assumimos o chamado do papa na sua encíclica e resolvermos atender seu apelo universal e planetário frente à crise ecológica em que vivemos na nossa casa comum, no planeta Terra. Encaramos a nossa missão de discutir, refletir e agir sobre a temática socioambiental em busca de soluções através da união e participação de todos: católicos e de outras
religiões, crentes ou não", conta o coordenador da PA, Rodrigo Correia.  A PA objetiva atuar sobretudo no fomento desta temática junto aos fies nas comunidades da igreja na AOR, sempre associando ao princípio do Evangelho de Jesus Cristo encarnado na vida humana e não humana (fauna, flora, recursos naturais, biomas....), onde exalta a missão cristã para que cada um seja sinal de libertação do outro em comunhão: “eu vim para que todos tenham vida e tenham em abundância” (Jo 10,10).

A formação da Pastoral Ambiental pelos fieis católicos foi acolhida pelo padre Hélio Nascimento, presidente da Comissão da Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da AOR, onde inserem-se todas as pastorais sociais da Igreja Católica no Grande Recife, a exemplo da Pastoral da Saúde, da Criança, do Povo de Rua, da Carcerária, dentre várias outras.     "Padre Hélio nós recebeu de braços abertos e vem dando todo o apoio para o desenvolvimento da PA", conta Correia. Desde setembro do ano passado, a pastoral se reúne todo último sábado de cada mês no Centro Social Padre Dehon, na Avenida Caxangá, no bairro da Iputinga, Recife. O encontro é realizado a partir das 16h. É aberto para os interessados.

Nesta quinta, Correia aproveitará para apresentar ao público a missão, valores, linhas de ação e as atividades da PA. O plano de ações consiste em um tripé alinhado para Educação ambiental e sensibilização política socioambiental (educação e formação); Comunicação ambiental e redes plurinstitucionais; (denúncias e ações solidárias); Governança ambiental e práxis comunitárias. (articulações ambientais entre os atores sociais).

Com a missão de estimular a solidariedade a todas as formas de vida, a nova pastoral da AOR surge valorizando o senso de justiça ambiental, a opção preferencial pelos pobres e o ecumenismo no diálogo e na ação. E ainda o senso de corresponsabilidade com a preservação e proteção dos diferentes biomas, da biodiversidade; o incentivo ao cuidado à casa comum e a todos os seres; o respeito a diversidade socioambiental e cultural; o compromisso com um projeto societário voltado aos valores de mobilização e a participação social à luz da emancipação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário