A 36ª Semana do Patrimônio de Olinda começou nesta segunda-feira (10.12)  e segue até a próxima sexta-feira (14.12) com uma programação voltada para a preservação de um bem de toda humanidade: a nossa História. Amanhã, às 9h, serão entregues restauradas as bicas de São Pedro, Rosário e Quatro Cantos, no Sítio Histórico. A cerimônia acontecerá na Bica dos Quatro Cantos.
Na mesa que iniciou a programação, estiveram presentes o secretário de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda, João Luiz; a assessora da Secretaria de Governo, Clarisse Sales; o representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Fernando Gonçalves; e representando o Conselho de Preservação, Vera Milet.
Diante dos desafios que todas as cidades históricas encontram, foi pontuada na abertura avanços que Olinda vem conquistando e demandas que estarão pautadas para que o poder público junto com a sociedade civil possam juntos cuidar desse legado.
João Luiz ainda lembrou  “da entrega da obra de requalificação e abertura do Laboratório Municipal de Arqueologia, que acontecerá na próxima quarta-feira (12.12), às 10h”.  Além da entrega da Igreja do Bonfim e o conjunto do Adro do Convento de São Francisco, que aconteceu em outubro, mobilizando olindenses e turistas.
Durante a Semana do Patrimônio o público poderá conferir gratuitamente palestras, lançamentos de livros, visita guiada à obra de restauração e muito mais.
Confira a programação completa: