Visualiza√ß√Ķes do RecifeOlinda.com

Estudantes de Olinda apresentam aplicativo para auxiliar pessoas com Necessidades Especiais

O objetivo √© tornar mais eficiente o contato e intera√ß√£o entre escola. professores e pais dos dos alunos com necessidades educacionais especiais 


Alunos da Escola Municipal Claudino Leal, em Cidade Tabajara, – Olinda realizaram, na tarde desta quarta-feira (28.08) a apresenta√ß√£o de um aplicativo desenvolvido pelas turmas no 7¬ļ ano B e C, com o objetivo de auxiliar no aprendizado de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). O projeto pioneiro chamado “Tecnologia Assistiva para Educa√ß√£o Especial”, a expectativa √© que o App ir√° diminuir a dist√Ęncia dos pais de alunos com NEE e a escola, tornando mais eficiente o contato e intera√ß√£o entre a professora dos alunos especiais e os pais deles.
O projeto foi idealizado pelo professor Marcelino Monte em parceria com a gestora da institui√ß√£o, Patr√≠cia Coruso, e ir√° possibilitar aos alunos “t√≠picos” e “at√≠picos” uma melhor integra√ß√£o social e tecnol√≥gica, utilizando os recursos  dispon√≠veis como: softwares, jogos e adapta√ß√Ķes diversas como ferramentas que propiciem uma pr√°tica pedag√≥gica eficiente e diferenciada voltada ao atendimento dos alunos com NEE. 
A estudante Luana Maria do 7¬ļ C fala com entusiasmo sobre o desenvolvimento do app. "√Č importante ajudar o pr√≥ximo, eu mesmo tenho amigos com necessidades especiais. Quando o professor me convidou para participar eu fiquei muito feliz. Eu nunca havia trabalhado com tecnologia e neste projeto eu atuo na pesquisa e na coleta de informa√ß√Ķes sobre Tecnologias Assistivas. Pretendo continuar e trabalhar na √°rea" afirma a estudante de 13 anos. 
Todo trabalho  te√≥rico e pr√°tico est√° sendo realizado por tr√™s equipes:
  • Equipe 01– Pesquisa e embasamento te√≥rico sobre as tecnologias assistivas e sobre a  comunica√ß√£o alternativa;
  • Equipe 2 – Respons√°vel pela constru√ß√£o do site, mas precisou estudar sobre conceitos b√°sicos de l√≥gica, programa√ß√£o e algoritmos. Est√£o carregando as informa√ß√Ķes e conte√ļdos, p√°ginas, links, v√≠deos e imagens.
  • Equipe 3 – Encarregada pelo App, pois utilizou a mesma l√≥gica de estudo, por√©m de uma forma mais espec√≠fica para gerar os links, comandos, e poss√≠veis ferramentas.
Samuel Assun√ß√£o, 13 anos atuou na programa√ß√£o do site que foi integrado ao app. "√Č importante ajudar as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, o site ajuda bastante na intera√ß√£o, na comunica√ß√£o e no desenvolvimento dessas pessoas. J√° havia estudado um pouco sobre algoritmos e este projeto est√° sendo muito bom para entender mais sobre tecnologia", fala o aluno do 7¬ļ B. 

Aplica√ß√Ķes para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes com NEE
ABC Autismo –  estimula habilidades como transposi√ß√£o e tamb√©m avalia o letramento, incluindo reparti√ß√£o de s√≠labas, conhecimento de vogais e forma√ß√£o de palavras. O jogo vai aumentando progressivamente o n√≠vel de dificuldade de racioc√≠nio.
O Hand Talk aplicativo traduz palavras digitadas pelo usuário para a Língua Brasileira de Sinais, facilitando assim a comunicação entre surdos e ouvintes. O Hand Talk conta com um intérprete virtual que auxilia os usuários da aplicação.
O Livox Рpermite que pessoas com dificuldade de fala se comuniquem através de figuras, que podem ser personalizadas de acordo com as necessidades da cada um.
Aramumo – Semelhante ao passatempo de palavras-cruzadas e com uma interface simples, o aplicativo √© um jogo que auxilia na educa√ß√£o de crian√ßas com dislexia. Ele prop√Ķe ao usu√°rio combinar s√≠labas para formar palavras em um tabuleiro virtual, ap√≥s ouvir as palavras.
A inten√ß√£o √© ajudar de forma mais assertiva, quando o app estiver funcionando com o maior n√ļmero de ferramentas l√ļdicas, virtuais interativas e totalmente acess√≠veis. Ser√£o trabalhadas a percep√ß√£o auditiva, r√≠tmica,  atrav√©s de jogos musicais com a metodologia Suzuki, por meio de sons musicais com a utiliza√ß√£o de notas, combinadas aos acordes consoantes e dissonantes.
Também será trabalhada a identidade dos estudantes, através de um banco de imagens, pois muitos desses alunos com NEE precisam ser alfabetizados, mas com uma ótica de aumento da expectativa de sua própria identidade, exemplos: assinar seu nome, reconhecer o seu nome escrito, trabalhar através da linguagem visual o avanço dos aspectos cognitivos e associativos de acordo com outras disciplinas, tais como, jogos matemáticos Рmusicais, caça-palavras dos sons, figuras e imagens.
Foto: Sandro Barros / PMO

Google AdSense

Translater (tradutor)

Pesquisar

Formul√°rio de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do Portal

Copyright © Recife Olinda | Powered by Blogger
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com