28 de jan. de 2020

Batuqueiros tomaram conta da Rua da Moeda no primeiro ensaio coletivo do Tumaraca


Lua Maria, 15 anos, do Leão da Campina, irá se apresentar pela primeira vez no Marco Zero. Foto de Camila Leão/ PCR Imagem


Os tambores rufaram na Rua da Moeda para anunciar o início do ensaio coletivo do espetáculo Tumaraca. Até a semana pré carnavalesca, 13 nações se preparam para a apresentação do dia 20 de fevereiro, que acontece no Marco Zero.  Na noite desta sexta-feira (24), o bairro do Recife foi tomado pela força e beleza dos sons produzidos pelos batuqueiros da Maracatu Leão da Campina (Ibura), Nação Maracatu Estrela Dalva (Joana Bezerra) e Encanto da Alegria (Mangabeira).

Sob a regência de Mestre Chacon, gestor do Núcleo Afro e coordenador do espetáculo Tumaraca, os batuqueiros tocaram animadamente. O grupo Voz Nagô, que comemora 10 anos de formação este ano, entoou cânticos de louvação aos orixas. Formado pelas cantoras Paula Guedes, Neta Silva, Negra Dani, Ana Fabíola , Preta Anna, Ninha Menezes, o grupo  prestou uma homengem à mestra Aurinha do Coco. Elas estarão presentes nos ensaios semanais, que também vão contar com a participação do Coco Raízes Arcoverde.

Entre as batuqueiras estava Lua Maria, 15 anos, do Ibura. É o primeiro ano que ela apresenta no Carnaval, mas dança desde criança. Ela está ansiosa para a apresentação no Marco Zero. “Eu espero que seja perfeita”. Mais nova que ela, a pequena Ágata, de apenas três aninhos, estava no ensaio acompanhada da avó, Maria Eunice, de 75 anos. “Ela desfila desde que nasceu nós braços da mãe”. Esse ano, Ágata, também se apresenta no Marco Zero junto com a sua Nação.

Após o ensaio coletivo, o coco tomou conta da festa com o grupo Besouro Mugangá. De acordo com Chacon, 13 nações vão passar pela Rua da Moeda até o Carnaval. Além dos ensaios que acontecem todas as sextas-feiras, a partir das 18h, no Bairro do Recife, há também os ensaios nas comunidades, que são abertos ao público. Confere os dias, locais e horários.

Serviço

Leão da Campina  Quartas e Domingos na Praça da UR 1, a partir das 18h

Maracatu Estrela Dalva

Segunda, quarta e terça, ao lado da estação Joana Bezerra, às 19h

Encanto da Alegria

Todas as quartas-feiras na sede  (Rua Corenas, 40, Mangabeira), 18h