Visualizações do RecifeOlinda.com

ELABORAÇÃO DO PDUI/RMR ENTRA NA RETA FINAL



O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife (PDUI-RMR) entra na reta final de sua elaboração com a realização nos dias 04, 05 e 06 de fevereiro das Audiências Públicas Regionais. Os eventos ocorrerão em três regiões diferentes, com a presença de representantes dos 15 municípios metropolitanos. Na próxima etapa está prevista, ainda, a realização de um Seminário de Validação das propostas, apresentação ao Conselho de Desenvolvimento Metropolitano para aprovação e, encaminhamento, pelo Governador Paulo Câmara, do projeto de lei do PDUI/RMR à Assembleia Legislativa.

O objetivo das audiências públicas regionais será o de apresentar as propostas de diretrizes e de ações estratégicas direcionadas à implementação das funções públicas integração econômica, desenvolvimento humano, de ordenamento urbano metropolitano, de mobilidade metropolitana e da sustentabilidade ambiental e do saneamento. Estão sendo convidados representantes do poder público (gestores e técnicos das prefeituras e do governo do estado) e da sociedade civil, especialistas, entre outros. A coordenação dos eventos é da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem.
Pelo cronograma de trabalho, a primeira audiência pública regional ocorrerá no dia 04 (terça-feira), a partir das 8h30, no auditório do IFPE (em Ipojuca) e reunirá os municípios do sul metropolitano : Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. No dia 05, será a vez do note metropolitano. O evento será realizado no auditório da Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, em Igarassu, também a partir das 8h30. Reunirá representantes de Abreu e Lima, Araçoiaba, Goiana, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Paulista. Por fim, no dia 06, a audiência pública da área centro e oeste metropolitano, se dará na CTG/UFPE, na Cidade Universitária, em Recife, com a participação da população de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Recife e São Lourenço da Mata.
O PDUI-RMR é, na prática, de acordo com a presidente da Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, um instrumento legal de planejamento, estabelecendo diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional.
PDUI/RMR – O processo de construção do PDUI-RMR foi iniciado em junho de 2019 com a realização das audiências públicas municipais. A ação voltou-se para divulgar o Plano, reunir a população dos 15 municípios da RMR para apresentar breve diagnóstico e discutir e sugerir propostas para o documento, levando em conta as reais necessidades dos cidadãos no dia-a-dia. A primeira destas audiências aconteceu em Olinda e a última em Goiana.
Nestas audiências públicas entre as principais reivindicações foram apontadas: a melhoria dos transportes e da mobilidade urbana, além da preocupação com a questão ambiental, principalmente a limpeza urbana. Dentro desta ótica, foram realizados seminários temáticos, com o propósito de trazer especialistas convidados para apresentar experiências para ajudar na discussão destes desafios metropolitanos. As temáticas centrais discutidas foram : Macroeconomia e Vulnerabilidade Social; Mobilidade Metropolitana, Meio Ambiente e Sustentabilidade; e, Ambiente Construído.

Google AdSense

Translater (tradutor)

Pesquisar

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Posts populares

Arquivo do Portal

RecifeOlinda.com

Copyright © RecifeOlinda.com | Powered by Blogger
Design by Viva Themes | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com