31 de jan. de 2020

Paulista participa da construção do Plano Local de Atuação Integral para segunda fase do projeto Em Frente Brasil

Foram trĂȘs dias de oficinas, no Museu Cais do SertĂŁo, Centro do Recife, para a construção do Plano Local de Atuação Integral, voltado para a segunda fase do programa “Em Frente Brasil”. O comitĂȘ interministerial, composto pelas secretarias municipais de Paulista, do governo do estado, alĂ©m dos ministĂ©rios do governo federal, se reuniu com o intuito de discutir sobre propostas de açÔes sociais, econĂŽmicas e de segurança para consolidar o programa do MinistĂ©rio da Justiça e Segurança no municĂ­pio.




O trabalho foi coordenado pela equipe da Escola de GestĂŁo de BrasĂ­lia e os representantes das secretarias foram divididos em grupos, para a construção do Plano, atravĂ©s de programas de combate Ă  violĂȘncia, onde mais de 30 propostas foram criadas e enviadas para serem validadas em BrasĂ­lia, de acordo com o secretĂĄrio de PolĂ­tica de Prevenção a ViolĂȘncia a Drogas, ClĂłvis Benevides. “Essas propostas entram na perspectiva de implementação dos cronogramas para definir metas, resultados e prazos, dando inĂ­cio a segunda fase de um programa que incrementa as açÔes de segurança em Pernambuco”, afirmou.

“Foi de extrema importĂąncia para as secretarias a construção desse plano de segurança, que contempla alĂ©m da parte de prevenção, a parte social, tornando possĂ­vel solucionar problemas que sĂŁo nascedouros da questĂŁo da violĂȘncia”, enfatizou a secretĂĄria Executiva de PolĂ­tica para as Mulheres, Bianca Pinho Alves.

A primeira fase, chamada de “choque operacional”, teve inĂ­cio no dia 30 de agosto com açÔes integradas entre as agentes de segurança federal, estadual e municipal, consolidando resultados importantes na redução da criminalidade.

Paulista jĂĄ conta com alguns programas e açÔes sociais voltados para a prevenção, como o Maria da Penha Vai Ă  Escola, criado pela gestĂŁo em 2013 para promover a igualdade de gĂȘnero a partir de conteĂșdo e açÔes implementadas em sala de aula.