22 de mai. de 2020

Investimentos em meio Ă  crise

Sicredi Recife, Instituição Financeira Cooperativa, observa crescimento em aplicações mais conservadoras, como poupança e depósito a prazo

 

Em meio às incertezas econômicas causadas pela crise pandêmica da COVID-19, muitos brasileiros que têm investimentos estão preocupados em ter prejuízos financeiros. Surgem dúvidas quanto à queda da bolsa e ao aumento nos juros futuros, gerando impactos nos rendimentos e criando uma disfuncionalidade no mercado. Em tempos de insegurança causada por diversos fatores, os investidores começam a buscar opções mais seguras de investimento, como a poupança, as LCAs e os depósitos a prazo.

 

“A proteção do capital investido, contudo, nĂŁo deve ser feita apenas em momentos como o que vivemos. Planejamento a curto, mĂ©dio e longo prazo Ă© o que define um bom investidor”, ressalta a gerente de negĂłcio da Sicredi Recife, Sandra Bradley. De fevereiro a abril deste ano, a Sicredi Recife observou um crescimento de 29% na poupança e de 4% no depĂłsito a prazo. No Sistema Sicredi, o crescimento foi de 9% na poupança e de 6,5% no depĂłsito a prazo.

 

Na cooperativa, o Sicredinvest Ă© o depĂłsito a prazo com remuneração pĂłs-fixada e liquidez diária. Essa opção de investimento recebe normalmente a maior parte do rateio dos resultados da Sicredi Recife. “A distribuição do resultado financeiro torna essa aplicação bastante rentável no mercado financeiro”, comenta Sandra. Já a poupança, caderneta mais conhecida, Ă© um investimento simples e indicado para quem está começando a poupar, pois Ă© possĂ­vel começar com uma pequena quantia e o resgate pode ser feito a qualquer momento. A poupança Ă© a opção ideal para ter uma reserva para gastos inesperados ou realizar um objetivo, como uma viagem.

 

Existem quatro tipos de investidores, mas o que mais se destaca Ă© o conservador, ou seja, aqueles que nĂŁo estĂŁo dispostos a correr muitos riscos e preferem segurança a uma maior rentabilidade. Segundo a gerente, Ă© prudente investir em uma carteira mais conservadora atualmente, mas Ă© preciso estudar cada perfil. “Os investidores mais aventureiros e ativos, com carteiras de risco moderado e alto, devem estudar bastante antes de agir, entĂŁo atuamos de forma ativa, principalmente pelos canais digitais, para conhecer nosso associado e oferecer as melhores opções”. Na Sicredi Recife, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de CrĂ©dito (FGCoop) resguarda e reforça a seguridade do associado, cobrindo depĂłsito a prazo, depĂłsito Ă  vista e poupança.

 

SICREDI RECIFE
A Sicredi Recife conta com mais de 14 mil associados e 83 colaborados, que possuem objetivos comuns e formam uma rede que apoia o crescimento em conjunto. A Instituição Financeira Cooperativa atende 54 municípios em Recife, Região Metropolitana, Zona da Mata Norte e Sul de Pernambuco. Integrando o Sistema Sicredi, que tem presença nacional em 22 estados e Distrito Federal e oferece mais de 117 anos de credibilidade e solidez, a Sicredi Recife é destaque entre as cooperativas no Norte e Nordeste, consolidando-se como a maior cooperativa em patrimônio no estado de Pernambuco, com mais de 500 milhões de ativos.