19 de mai. de 2020

MunicĂ­pios da IV Geres passam a utilizar o Atende em Casa

As cidades de Pesqueira, SĂŁo Caetano, SanharĂł, Jurema e Bonito, fixadas na IV GerĂȘncia Regional de SaĂșde (Geres), no Agreste, começam a ser assistidas pelo Atende em Casa nesta quarta-feira (20.05). Ao todo, as cidades possuem uma população de mais de 184 mil pessoas. Com isso, jĂĄ somam 71 localidades de todas as regiĂ”es do Estado e cerca de 5,9 milhĂ”es de pernambucanos com acesso ao aplicativo, parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife que possibilita, de forma remota, orientaçÔes para usuĂĄrios com sintomas gripais.


Foto: Andréa Rego Barros


O Atende em Casa tem o objetivo de passar orientaçÔes para a população, seja para manter o isolamento domiciliar ou, apĂłs uma teleorientação feita por profissional de saĂșde, fazer a busca qualificada por um serviço de saĂșde mais prĂłximo da sua casa. A ferramenta jĂĄ conta com mais de 63,2 mil usuĂĄrios cadastrados. AtĂ© a Ășltima segunda (18.05), foram realizadas cerca de 21,5 mil teleorientaçÔes, com mais 8,2 mil chamadas de vĂ­deo com um profissional. Ao todo, mais de 7,3 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saĂșde e mais de 12,7 mil a permanecer em isolamento domiciliar. 

O aplicativo, disponĂ­vel pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que mĂ©dicos, enfermeiros ou residentes mĂ©dicos façam videochamadas e orientaçÔes aos usuĂĄrios. Mais de 100 profissionais de saĂșde foram treinados pela Secretaria Estadual de SaĂșde (SES-PE), responsĂĄvel por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantĂŁo. Os profissionais recebem orientaçÔes quanto ao uso do aplicativo, protocolos clĂ­nicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saĂșde. 

Confira a lista completa das cidades beneficiadas com o Atende em Casa: Recife, JaboatĂŁo dos Guararapes, Olinda, Paulista, Cabo de Santo Agostinho, SĂŁo Lourenço da Mata, Camaragibe, Moreno, Itapissuma, Ipojuca, Ilha de ItamaracĂĄ, Igarassu, Araçoiaba, Abreu e Lima, ChĂŁ de Alegria, GlĂłria de GoitĂĄ, Pombos, Fernando de Noronha, ChĂŁ Grande, VitĂłria de Santo AntĂŁo, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Arcoverde, Palmares, Ouricuri, PetrolĂąndia, Tupanatinga, CustĂłdia, SertĂąnia, Araripina, Venturosa, InajĂĄ, JatobĂĄ, BetĂąnia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, SĂŁo JosĂ© do Belmonte, Triunfo, Alagoinha, Santa Cruz do Capibaribe, Águas Belas, Bom Conselho, BrejĂŁo, CaetĂ©s, Capoeiras, Correntes, Canhotinho, Calçados, Iati, Jucati, Lajedo, Palmerina, Paranatama, SaloĂĄ, SĂŁo JoĂŁo, Terezinha, Escada, Lagoa dos Gatos, Primavera,  Rio Formoso, Pesqueira, SĂŁo Caetano, SanharĂł, Jurema e Bonito.