20 de mai. de 2020

Novo Hospital de ReferĂȘncia em Goiana Ă© inaugurado para ampliar assistĂȘncia a pacientes da Covid-19

Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), responsåvel pela construção e equipagem da UPAE de Goiana, na Mata Norte, entrega estrutura ao Governo de Pernambuco



A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), que vai atuar como Hospital de ReferĂȘncia Ă  Covid-19, começa a funcionar nesta quarta-feira (20) em Goiana, municĂ­pio da Mata Norte do Estado, com 30 leitos dedicados aos pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, sendo trĂȘs de ĂĄrea vermelha – com suporte respiratĂłrio destinado Ă  estabilização dos pacientes mais graves antes da remoção para hospitais de referĂȘncia. A UPAE foi construĂ­da e equipada pelo Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), que conta com uma fĂĄbrica instalada naquela cidade. ApĂłs ter se tornado uma importante parceira do Governo de Pernambuco no desenvolvimento econĂŽmico, a FCA estende essa parceria tambĂ©m Ă  saĂșde.

Por se tratar de um equipamento novo, os leitos serĂŁo implantados de forma gradativa para que a estrutura funcione bem, com os serviços sendo integrados e o fluxo administrado de forma organizada, com segurança para a assistĂȘncia Ă  população. Quando estiver funcionando com toda a capacidade, a unidade vai abrigar um total de 100 leitos, sendo 10 de UTI. O serviço ainda vai realizar exames de raios-X e laboratoriais.

“Precisamos estar preparados e apresentar respostas Ă  Covid-19 em diversas regiĂ”es do Estado. Estamos vivenciando um momento de crescimento do nĂșmero de casos em Pernambuco, demandando estratĂ©gias rĂĄpidas e precisas de vigilĂąncia e assistĂȘncia Ă  saĂșde”, afirmou a secretĂĄria executiva de Atenção Ă  SaĂșde do Estado, Cristina Mota.

Segundo ela, atĂ© o momento o Governo de Pernambuco jĂĄ abriu 1.301 leitos, sendo 568 de UTI, e a partir de agora, Goiana torna-se estratĂ©gica nesse processo de assistĂȘncia, por contar com esse novo equipamento de saĂșde para assistĂȘncia aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. “Por isso, essa parceria com o grupo FCA, a quem publicamente agradecemos, serĂĄ fundamental para a assistĂȘncia Ă  população”, completou a secretĂĄria executiva.

Foto: Divulgação/FCA