header ads header adsheader ads

Hoje tem Webinário sobre quais os cuidados que você está tendo com sua saúde mental?


Evento on-line será transmitido ao vivo, às 14h, pelo canal do Youtube da SecMulher-PE


Quais os cuidados que você está tendo com sua saúde mental? Esse é o tema do evento on-line que acontece, na próxima quinta-feira (29-10), às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da SecMulher-PE. O evento, realizado pela Secretaria da Mulher de Pernambuco, através da Gerência de Formação em Gênero (GFG), ocorrerá em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, ocorrido no último dia 10 de outubro.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas desenvolverá algum transtorno mental durante a vida. Caracterizados por sintomas depressivos, estado de ansiedade e um conjunto de queixas somáticas inespecíficas, o transtorno mental comum (TMC) é mais elevado nas mulheres. Segundo os estudos, há uma maior vulnerabilidade feminina aos transtornos mentais que pode ser devido às desigualdades de gênero, que têm dentre as consequências desde a sobrecarga de trabalho doméstico às altas taxas de violência.


A sanitarista e secretária Executiva da SecMulher-PE, Ana Callou, revela que a prevenção e a informação sobre a doença são fatores essenciais para a redução de riscos de diagnósticos inconsistentes e da automedicação que podem trazer transtornos mais difíceis de serem tratados. “As práticas integrativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ajudam tanto na prevenção, quanto no tratamento e recuperação da doença”, acrescenta Ana Callou.


A assessora de Política da Saúde da SecMulher-PE, Rejane Neiva, destaca que o debate vai esclarecer quais os principais fatores determinantes da doença mental, mitos, prevenção e rede de apoio que pode ser acessada pelas mulheres. Segundo Rejane Neiva, é importante que as pessoas procurem os serviços da rede de apoio à saúde mental através das Unidades Básicas de Saúde.


Essas e outras informações vão ser repassadas pela psicólogas Alda Roberta Lemos Campos Boulitrau (Redutora de Danos), Suely Oliveira (Assessora Especial da SecMulher) e pelo psicólogo clínico Ewerton Pedrosa. A mediação da webconferência será conduzida por Rejane Neiva que também será uma das palestrantes ao lado de Ana Callou.


Foto 1 – Ana Callou – sanitarista  e secretaria executiva da SecMulher-PE


Foto 2 – Rejane Neiva - assessora de Política da Saúde da SecMulher-PE


Participe, comente e se inscreva em nosso canal!


youtube.com/secretariadamulherdepernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

header ads header adsheader ads