A candidata a Prefeita do Recife, Marília Arraes (PT), esteve no Alto Santa Isabel, nesta terça-feira (17), para apresentar o Programa Revitalizar aos moradores do local. Uma das propostas do programa é colocar corrimão em 100% das escadarias que existem nos morros da cidade. "Serão ações permanentes e eficientes para levar segurança, dignidade, cidadania para uma população de 500 mil pessoas que mora nos morros."

Desses 500 mil recifenses, cerca de 200 mil vivem próximo a um dos 9 mil pontos de risco da cidade. "Não tem essa história de quem vai receber corrimão ou não. Iremos recuperar todas as escadarias, implantando corrimão em 100% delas, assim como a instalação da iluminação de LED", continua.

O Recife possui 545 comunidades espalhadas nos morros da cidade, porém não existe nenhuma informação oficial registrada na Prefeitura do Recife sobre o número de escadarias. Também não há dados oficiais sobre corrimão. "Como a Prefeitura faz um plano de mobilidade e não tem um número oficial de escadarias disponíveis? Escadaria e corrimão são equipamentos de mobilidade", ressalta a candidata.

"É preciso lembrar que a escadaria é a rua de muita gente. As pessoas precisam andar nesses lugares sem estrutura nenhuma, sem iluminação, com esgoto exposto, para ir até uma parada de ônibus, por exemplo. Não se pode brincar com a vida e a esperança das pessoas."