header ads header adsheader ads

DIA DOS NAMORADOS COM PRESENTES MAIS BARATOS E COMEMORAÇÕES EM CASA

O mês de junho contempla um período de festividades relevantes para a região Nordeste. As homenagens a Santo Antônio, São Pedro e São João fazem parte do imaginário cultural do povo nordestino que se prepara para vivenciar o ciclo de festejos que se inicia no dia 12 de junho, véspera da data consagrada à Santo Antônio, popularmente conhecido como Santo Casamenteiro. No Brasil, o dia 12 também é o Dia dos Namorados.

Comemorada em vários países, a data celebra a união amorosa entre os casais e namorados que costumam trocar declarações, presentes e planejar comemorações como demonstração de amor e afeto.

Os gestos de carinho vão desde os presentes mais singelos como itens de perfumaria, vestuário, joalheria, chocolates e pelúcias até comemorações que envolvem viagens, hospedagens e jantares românticos. E como não podia deixar de ser, no Nordeste, especificamente em Pernambuco, há quem procure um arraial para passar a data dançando com seu par, ao som de um bom forró.

Seja como for, neste ano de 2022 o Dia dos Namorados incrementa as já altas expectativas de vários setores ligados aos festejos juninos, que esperam com ansiedade os resultados das vendas de junho depois de dois anos de suspensão das comemorações públicas, em virtude da Covid-19.

Após quase dois anos de restrições sobre as atividades socioeconômicas, especialmente aquelas que envolvem a aglomeração de pessoas, o setor de comércio e serviços poderá finalmente oferecer ao consumidor alternativas para um Dia dos Namorados mais propício à circulação de pessoas em um ambiente mais seguro, em shoppings, restaurantes e outras opções de entretenimento.

Para o setor, a data tem uma grande relevância, ajudando a alavancar as vendas antes do fechamento do primeiro semestre. Nesse sentido, muitos segmentos reforçam as estratégias de venda para tentar superar as expectativas e melhorar o faturamento, tendo inclusive o Dia das Mães como um termômetro para essas expectativas. Isso por que data costuma movimentar segmentos que visam ir além da oferta de presentes: serviços de floricultura, cestas de ocasião, bares e restaurantes, hotelaria, cinema e casas de espetáculos, são as principais atividades que estarão no alvo dos casais nos próximos dias até o doze de junho.

Levantamento realizado pela MindMiners revelou que 72% das pessoas pretendem comemorar a data este ano, percentual que é bem superior à expectativa de 58% registrada no ano anterior.

Mesmo com a perspectiva de comemoração em casa (39%) ainda superando a de comemoração fora do lar, a maioria dos casais têm um jantar como programação essencial para a data. Com o aumento da experiência do delivery entre os consumidores em meio à pandemia, é esperado que os pedidos por aplicativos ganhem mais espaço esse ano no atendimento dessa demanda. Ainda assim, a busca por restaurantes presencialmente deverá envolver um terço dos casais.

No caso dos presentes, a perspectiva é de que a maioria dos namorados ou namoradas buscarão os presentes a partir dos 15 dias que antecedem a data, informação que traz um horizonte de planejamento para os estabelecimentos que ainda não se preparam para atender a demanda.

Embora as roupas e calçados sejam tradicionalmente os mais procurados, esse ano alternativas mais baratas estarão entre as preferências no momento de presentear, como perfumes e chocolates, com o objetivo de economizar frente à elevação dos preços ao consumidor.

Postar um comentário

0 Comentários

header ads header adsheader ads